quinta-feira, 16 de agosto de 2012

O que é a Campanha Pelas Águas e Contra o Mineroduto da Ferrous?

          A Campanha Pelas Águas e Contra o Mineroduto da Ferrous surge como uma articulação de organizações populares em resistência à implantação do mineroduto da empresa Ferrous Resources.

           A empresa Ferrous Resources é uma empresa mineradora de capital inglês, americano e australiano. Em um de seus vários projetos de extração de minérios está o mineroduto, que projeta conduzir minério de ferro de Congonhas (MG) até um porto em Presidente Kennedy (ES), cortando 22 municípios.

Em sua chegada aos municípios que irão ser afetados, a FERROUS colocou que o empreendimento está dentro das linhas do “desenvolvimento sustentável” e que segue rigorosamente todas as medidas solicitadas pelos órgãos ambientais e de respeito às comunidades atingidas. A empresa ainda apresentou uma série de benefícios que as comunidades ao longo do trajeto receberiam com a implantação do empreendimento, destacam-se indenizações justas pelo uso da propriedade, emprego e renda para a população dos municípios.

No entanto, com as visitas da FERROUS nas comunidades, as famílias atingidas começaram a se questionar se, de fato, o empreendimento vai trazer retornos positivos às regiões afetadas. No município de Viçosa, por exemplo, as famílias estão indignadas com a forma de tratamento da empresa, com as baixas indenizações oferecidas e os iminentes impactos ambientais e sociais que irão surgir caso o mineroduto seja implantado. 

Em sua relação com os atingidos a empresa vem agindo de má fé e sistematicamente viola os direitos dos proprietários. A empresa ao chegar às comunidades coloca que o mineroduto vai vir de qualquer maneira, não oferecendo escolha às famílias a não ser aceitar o empreendimento. 

Em sua trajetória, o mineroduto projeta derrubar matas, atravessar rios, destruir lavouras, currais, atropelar os direitos dos proprietários, desapropriar autoritariamente famílias e, o pior, destruindo nascentes.   A Campanha Pelas Águas e Contra o Mineroduto da Ferrous tem o objetivo de fortalecer as comunidades ameaçadas e denunciar a destruição de nossos bens naturais projetadas pelo mineroduto da Ferrous.

O mineroduto faz parte de uma lógica de desenvolvimento que privatiza e exporta nossas riquezas naturais, mantendo uma economia brasileira com aspectos coloniais, baseada na exportação de comoditties. Entendemos que esse modelo de desenvolvimento não tem nada a nos oferecer, a não ser um rastro de miséria e destruição social e ambiental. E é por ter clareza nesse entendimento que unidos gritamos: FORA FERROUS!


Nenhum comentário:

Postar um comentário