terça-feira, 28 de agosto de 2012

LEVANTE DA JUVENTUDE DE VIÇOSA INICIA MOBILIZAÇÃO NAS ESCOLAS CONTRA MINERODUTO


Começou na manhã de quarta, dia 23 de maio, a mobilização nas escolas estaduais pela campanha contra o mineroduto e em defesa das águas de Viçosa. A ação faz parte do planejamento do Levante Popular da Juventude da cidade de Viçosa, que se soma na luta contra o mineroduto por acreditar que ele representa um projeto que visa privatizar um bem público que é o minério gerando lucro para as empresas estrangeiras e destruição ambiental para nós brasileiros.

O empreendimento é da empresa Ferrous Resources, de capital australiano, inglês e norte-americano, e sai da cidade de Congonhas - MG indo até Presidente Bernardes no ES. Atravessará 22 cidades e três estados em seu trajeto. Só na cidade de Viçosa a obra, se concretizada, irá destruir de imediato 31 nascentes do Ribeirão São Bartolomeu, manancial que abastece 50% da cidade, principalmente bairros altos, e 100% da Universidade Federal de Viçosa.
            Os jovens do Levante, caracterizados de clowns, fizeram durante o intervalo uma série de esquetes denunciando o grave problema de abastecimento de água que a cidade possui e o que pode vir a acontecer caso a população não se una para que esta obra seja interrompida, além das diversas violações de direitos humanos que a empresa tem praticado na relação com os atingidos.

Logo após o intervalo, os jovens passaram em todas as salas da escola, que possui 22 turmas de ensino médio, explicando a campanha e convidando para a Marcha Pelas Águas de Viçosa que acontecerá no próximo sábado com concentração na Feira Livre a partir das 7h da manhã.

O Movimento planeja passar em mais quatro escolas até o final da semana e afirma ainda que serão feitas ações de agitação e propaganda pela cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário