segunda-feira, 12 de maio de 2014

Mineroduto será tema de discussão na UFV

           Na próxima quarta, dia 14, a Campanha Pelas Águas realizará debate sobre os impactos da implantação do mineroduto da Ferrous em Viçosa e região. Para um dos coordenadores da Campanha, Luiz Paulo Siqueira, o debate terá como objetivo levar essa discussão para dentro da universidade. “Infelizmente, poucos estudantes estão cientes sobre o sério problema que o município possui com o abastecimento de água. E o pior, muitos professores também não se atentam à isso. O objetivo da mesa debate é incentivar a conscientização da comunidade universitária sobre este problema e entender como a implantação do mineroduto irá agravar significativamente a fragilidade do abastecimento hídrico de Viçosa. Além dos impactos na segurança hídrica da cidade, discutiremos também sobre os impactos no modo e condição de vida das comunidades atingidas pelo mineroduto”.
            
           A mesa-debate contará com a participação de Rosilene Pires, atingida pelo mineroduto e liderança do município de  Paula Cândido; Sanzio Borges, Diretor Presidente do SAAE e, Prof. Rafael Bastos, especialista em abastecimento de água e chefe da Divisão de Água e Esgoto da UFV.
           
             O evento é gratuito e aberto a todos interessados no tema, iniciará às 18:30, no auditório da Engenharia Florestal na UFV.      
 


Entenda o caso
            A mineradora Ferrous pretende escoar minério de ferro de Congonhas (MG) até um porto no município de Presidente Kennedy (ES). Viçosa é uma das 22 cidades que será afetada pelo empreendimento. A polêmica gerada no município ganhou forças devido ao traçado do mineroduto, que atingirá diretamente córregos e nascentes do Ribeirão São Bartolomeu, manancial este responsável pelo abastecimento integral da UFV e de 50% da cidade. Até o momento, o SAAE, Divisão de Água e Esgoto da UFV e o CODEMA, defendem a tese de que tecnicamente é inviável  a passagem do empreendimento nos mananciais que abastecem Viçosa. Além disso, uma perícia realizada pelo Ministério Público Estadual encontrou irregularidades no Estudo de Impacto Ambiental apresentado pela empresa. A administração da UFV e a Prefeitura ainda não se manifestaram sobre o tema.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário