sexta-feira, 16 de maio de 2014

Manifesto elaborado para Mesa Debate

Estudante de geografia da UFV elabora manifesto sobre mineroduto da Ferrous



A questão do Mineroduto
Matheus de Castro Menezes
Geografia - UFV

Até quando vamos ter que aceitar os interesses do capital passarem por cima das questões socioambientais?É justo uma empresa multinacional vir e tirar do povo o que é dele por direito? É justo os interesses corporativos e a fome de lucro atentar contra o meio-ambiente?
            A Ferrous não me engana com seu lindo vídeo no YouTube, com uma música calma de fundo, mostrando, ou melhor, enganando os populares sobre o quanto seria bom esse mineroduto. Eu pergunto: bom para quem?
            Que discurso é esse Ferrous? Minimização de impactos nos locais onde está inserida?Mineroduto representa um transporte ambientalmente menos impactante? De onde vem essa informação? O transporte ferroviário é de longe menos impactante do que seu mineroduto, além de ter capacidade de gerar mais empregos. Onde está fundamentado o seu discurso?
            Ah, baixo custo operacional! Interessante que vocês ao menos expressem isso. Essa informação é muito válida, mas eu nem precisaria vê-la em sua própria página na web para entender que a questão de se optar pelo mineroduto é puramente financeira.
            Nas outras experiências que o Brasil teve com minerodutos, podemos destacar os impactos que eles deixaram: São nascentes, córregos, rios e ribeirões que secaram, é produtor rural sem água para alimentar seu gado, irrigar sua plantação, mover seu moinho, lavar suas roupas, tomar banho, ou mesmo beber água. A Ferrous fará diferente?

            Para encerrar, deixo aqui meu repúdio às mineradoras, aos minerodutos e aos que apoiam a implantação deles. Deixo aqui também meu apoio e minha energia positiva aos produtores rurais afetados, à fauna, à flora, ao Rio Paraopeba e ao Córrego São Bartolomeu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário