É o caso dos municípios atingidos pelo mineroduto Minas-Rio, que está em fase de instalação e projeta conduzir minério de ferro de Conceição do Mato Dentro à São João da Barra (RJ). Por onde passa, a obra deixa impactos sociais gigantescos com a chegada do grande número de trabalhadores, como aumento de violência, uso de drogas, prostituição e natalidade.
E os impactos ambientais que são tambem iminentes, veja nas fotos e no texto abaixo retirados do blog http://jornalocombatente.blogspot.com.br/2013/01/a-cidade-de-tombos-esta-ha-3-dias-com.html os impactos causados no abastecimento hídrico de cidades mineiras:
A CIDADE DE TOMBOS ESTÁ HÁ 3 DIAS COM PROBLEMAS NO ABASTECIMENTO DE ÁGUA. PROBLEMA ESSE QUE PODE TER SIDO OCASIONADO PELAS OBRAS DO MINERODUTO MINAS RIO DA ANGLO AMERICAN
![]() |
Nesse local existe o ponto de captação de água para a Cidade de Tombos. Foto EOCOMBATENTE.COM.BR Foto do local anteriormente à Construção do Mineroduto. |
Um problema que pode ter sido causado em decorrência da construção do Mineroduto Minas Rio da Anglo American.
Assoreamento em manancial imprescindível para Tombos |
A água que abastece a população Tombense é captada abaixo do ponto acima citado. Além de que a tubulação que canaliza essa água, até a Estação de Tratamento de Água na Sede do Município, percorre um trecho de cerca de 5km. Tendo essa tubulação ficado entupida de terra. Causando com isso o desabastecimento de água na cidade.
Os responsáveis pelo SAAE já estão tomando as providências de desentupir a tubulação e normalizar o abastecimento de água. Porém o entupimento acontece em vários trechos e é muito grande o volume de resíduos a serem retirados. Que manualmente estão sendo retirados.
Com isso dá para se ter noção do grande dano ambiental causado por essa obra em todo o seu trecho de cerca de + de 500 km. Por onde passa está assoreando o leito de córregos, ribeirões e rios. Além de tubulações de abastecimento de água em cidades ao longo de seu trecho.
Cabe aos órgãos ambientais e fiscalizadores a tomada de medidas e providências para o reparo ao dano causado à população Tombense e às populações em todo o trecho da obra. Cobrando da empresa danosa a transparência real, não a fictícia divulgada, dos investimentos em compensações ambientais. Pois aos final dessa obra, os danos irreversíveis causados, ainda continuarão a trazerem danos à todo o ecossistema fluvial de ser entorno.
População Tombense sofre com a passagem do mineroduto |
Rios assoreados prejudicam o uso de água |
Nenhum comentário:
Postar um comentário