quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Mineroduto Deixa Rastros de Destruição e Morte



Tamanduá Mirin encontrado morto em trajeto de mineroduto
      
        Em 18/10, os representantes do CODEMA de Santo Antônio do Grama, os Técnicos Edney Ventura Zinato, Edson Silveira Pereira o mateiro João Lucindo da Cruz (João Helvêncio), e o técnico e Ambientalista Marcelo Polesca Teixeira vistoriaram as obras do Mineroduto Minas Rio e constataram inúmeros problemas ambientais inclusive morte de animal em extinção. Um Tamanduá Mirim foi encontrado morto num brejo que é APP (Área de Proteção Permanente ). Esta área está lotada de terra que desceu sem controle do bota-fora do Mineroduto Minas-Rio, causando enorme degradação ambiental,  com inúmeros caminhões de terra que atingiram o córrego da Fazenda  Vitória, na propriedade de José Braguinha.  Esta área foi vistoriada pela ONG Puro Verde em 02/07/2008 e na ocasião foi constatada esta degradação e que pelo visto só piorou, ou seja, configura o descaso com a ONG, com a Polícia do Meio Ambiente e até com o Ministério Público, já que no ano passado a denúncia foi encaminhada.
         Para Marcelo Polesca Teixeira, no momento, as empresas contratadas só estão preocupadas com o prazo de entrega da obra que é ano que vem. “Esta é a prioridade deste empreendimento (Minas-Rio), o que importa é o minério sendo embarcado e se não houver uma mudança de atitude, nós que trabalhamos a conscientização sobre obras sustentáveis e com preservação ambiental, ficaremos a ver navios”.
         O Médico Veterinário Dr. Frederico Soares relatou que animais silvestres em extinção são como joias raras,  “a morte do Tamanduá Mirim foi uma grande perda, pois além de estar em extinção é considerado um gigante comedor de formigas”. Disse também que além da degradação ambiental causada pelo Mineroduto Minas-Rio, "existe a hipótese com grande possibilidade do Tamanduá Mirim ter sido atropelado pelos caminhões das empresas terceirizadas já que o volume de movimentação de terra é grandioso”.
Sua famosa tática de defesa, o abraço do Tamanduá, não foi suficiente contra a ganância e truculência das mineradoras.



Fonte:  http://www.unidadenoticias.com.br/site/index/principal/noticia.asp?id_texto=638048

Nenhum comentário:

Postar um comentário