segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Candidatos à prefeitura de Viçosa (MG) se posicionam contrários à passagem do mineroduto da Ferrous no município

No dia 5 de setembro a TV Viçosa realizou em seu estúdio um debate com os prefeitáveis do município. Entre muitos temas relevantes discutidos no programa, um deles foi sobre o projeto de passagem do Mineroduto da Ferrous, que caso seja autorizado, prejudicará severamente o sistema de abastecimento hídrico que já apresenta deficiências.

Veja abaixo o trecho do debate referente a esse tema, assim como uma análise feita pela Campanha Pelas Águas e Contra o Mineroduto da Ferrous sobre a opinião dos candidatos.


 Celito Sari: reconhece e reforça sobre a preocupante situação de captação e abastecimento de água em Viçosa. Diz estar atento aos fatos, será mesmo que a prefeitura está atenta? Coloca que ainda não houve nenhum aval do poder público para autorização da passagem do mineroduto e que isto será feito em parceria com a UFV. Mas o atual prefeito parece desconhecer ou negligenciar o documento assinado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA) que alega a compatibilidade do empreendimento com a legislação ambiental do município. E mostra que a parceria com a UFV não está muito firme, pois a Divisão de Água e Esgoto da UFV já tem um posicionamento, que é contrária a passagem, e a prefeitura até então “omite” um posicionamento oficial. Para finalizar, Celito coloca que a passagem do mineroduto só será determinada por um estudo profundo dos impactos na cidade.  Esses estudos já foram realizados, citamos, por exemplo: a perícia feita pelo Centro de Apoio Técnico do MP, parecer técnico da AGB, parecer técnico da Divisão de Água e Esgoto da UFV e parecer técnico do SAAE. Além dos estudos, a Campanha Pelas Águas há tempos pressiona o poder público pela proteção das águas do São Bartolomeu e contra a passagem do mineroduto no município. O que mais precisamos para a prefeitura agir incisivamente pelas nossas águas, Dr. Celito?

Sérgio Pinheiro: Foi categórico em seu posicionamento e reforçou o que temos denunciado. O mineroduto afetará drasticamente toda a população viçosense (aliás, é sobre falta d’água que estamos lidando) e não só os proprietários atingidos. Embasa seu posicionamento principalmente por se tratar do São Bartolomeu, é morador da bacia e conhece bem sua fragilidade (acesse aqui e veja mais informações http://vicosacidadeaberta.blogspot.com.br/2010/10/sao-bartolomeu-tragedias-batalhas-e.html) e promete, caso for eleito trabalhar para que o mineroduto não passe no município.

Cristina Fontes: Ressalta a riqueza de nascentes na área a ser destruída pelo mineroduto e como esta é imprescindível para o município. Demonstra conhecimento sobre a fragilidade do sistema de abastecimento hídrico em época de estiagem e reforça que toda população viçosense será diretamente afetada. Lembra o traumatizante episódio ocorrido em Espera Feliz, em que o mineroduto da Samaraco rompeu deixando toda uma região com passivos ambientais e impactos diretos na qualidade e fornecimento de água (http://www.onggasb.com.br/2010/07/mortandade-de-peixes-apos-rompimento-de.html). Cita que o empreendimento vai trazer empregos para região, será mesmo? Claro que não! A Ferrous terceiriza os serviços e contrata mão de obra especializada, não oferecendo oportunidades para a população da região. Finaliza reforçando a importância de nossas nascentes e é categórica ao dizer que é contrária ao mineroduto.


Considerando que o mineroduto é um projeto de uma empresa multinacional que apropria nossas riquezas naturais, deixando somente um rastro de destruição social e ambiental para as populações atingidas, nós, enquanto Campanha Pelas Águas e Contra o Mineroduto da Ferrous não apoiamos nenhum candidato, mas seremos firmes e contrários a qualquer um que defender ou se omitir sobre a passagem do mineroduto.

O que acharam da opinião dos candidatos? Opinem em nosso blog!


2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Muito boa a iniciativa de procurar a opinião dos candidatos sobre algo crucial pra Viçosa daqui pra frente. É uma vergonha o Celito dar uma de "joão sem braço", já era de se esperar. Quanto aos outros dois, esperamos que realmente sejam e ajam de forma contrária a esse mineroduto e que não seja apenas o "afobamento" da campanha. Obrigada!

    ResponderExcluir