quinta-feira, 16 de abril de 2015

Campanha Pelas Águas e UFV se unem para impedir mineroduto

Reitora da UFV sela aliança contra Ferrous

No dia 16 de abril, quinta-feira, a reitora da UFV, Nilda de Fátima Soares, recebeu em sua sala a coordenação da Campanha Pelas Águas e Contra o Mineroduto da Ferrous, o DCE e o vereador Idelmino Ronivon, presidente da Comissão Parlamentar de Enfrentamento ao Mineroduto.

O objetivo da reunião foi traçar estratégias conjuntas para impedir que o mineroduto da Ferrous seja instalado no município de Viçosa. O Conselho Universitário da UFV (CONSU) decidiu em sua última reunião o posicionamento contrário à passagem do mineroduto nos mananciais que abastecem a instituição. O posicionamento foi subsidiado por um relatório elaborado por uma comissão especial instaurada pelo CONSU. Em sua elaboração, a comissão realizou um seminário institucional e analisou os pareceres e perícias do SAAE, Divisão de Água e Esgoto da UFV, Centro de Apoio Técnico do Ministério Público Estadual, Conselho Municipal de Defesa e Conservação de Meio Ambiente (CODEMA), moção da Câmara Municipal, Relatório técnico da Associação de Geógrafos Brasileiros (AGB) e o posicionamento da Prefeitura Municipal, todos com posicionamentos contrários a passagem do mineroduto nos mananciais que abastecem Viçosa.

Durante a reunião os membros da Campanha Pelas Águas salientaram a importância do posicionamento. “A partir do momento em que o CONSU entendeu que o mineroduto vai causar prejuízos à instituição, é preciso tomar medidas para que o parecer da comissão seja efetivado, ou seja, precisamos agir para evitar este retrocesso e impedir essa grande injustiça social e ambiental” destaca o membro da Campanha Luiz Paulo Guimarães.

Para Nilda, a decisão do CONSU foi muito sábia e demonstra a seriedade e compromisso da Instituição com as demandas da cidade. A reitora salientou que todas as entidades do poder municipal e Ministério Público foram notificadas.

Durante a reunião os presentes encaminharam a solicitação de apoio do Ministério de Educação (MEC) para este impasse, visto que se a Ferrous obtiver as licenças ambientais o funcionamento da UFV vai ser comprometido. A reitora se comprometeu também a notificar o Governo de Minas, através de suas secretarias, o IBAMA e a Procuradoria da República em Viçosa.   

Para o vereador Idelmino Ronivon, somente as notificações podem não ser suficientes. “Temos de manter a vigilância, se as notificações e os documentos técnicos não forem suficientes para o entendimento da Ferrous e do IBAMA, será preciso repensar e ousar em novas estratégias” analisa o presidente da comissão parlamentar de enfrentamento ao mineroduto.


Ao final da reunião, a Campanha Pelas Águas presenteou a reitora Nilda com uma camisa do movimento e ambos assumiram o compromisso de manter contato até que a questão seja solucionada.

Um comentário:

  1. Parabéns a esta equipe,lutando contra o mineroduto e a favor das águas e salvando as nascentes,abraços...

    ResponderExcluir