segunda-feira, 29 de abril de 2013

Campanha Pelas Águas realiza ato no IBAMA


Atingidas reivindicam seu direito de dizer NÃO ao mineroduto da Ferrous

            Cerca de 100 pessoas organizadas na Campanha Pelas Águas e Contra o Mineroduto da Ferrous realizaram ato público nesta quinta feira, 25/04, na sede do IBAMA em Belo Horizonte.

A atividade teve como objetivo denunciar a forma truculenta como a empresa Ferrous Resources vem implantando seu projeto de mineroduto e pressionar o IBAMA a anular as licenças ambientais já concedidas e cancelar o processo de licenciamento do empreendimento.

Atingidas pressionam o IBAMA a cancelarem o projeto
O ato foi marcado por intervenções artísticas, faixas, cartazes e gritos de ordem das famílias atingidas que gritavam em alto e bom tom: “Fora Ferrous”.

Representantes da Campanha realizaram reunião com o Presidente da Superintendência do IBAMA de Minas Gerais Evandro Xavier, Diretora de Licenciamento Ambiental Ubaldina Costa, e dois analistas ambientais encarregados de analisar o mineroduto da Ferrous em Minas.

“Receber os manifestantes é nosso dever de ofício, temos conhecimento que aqui estão pessoas sérias, vamos analisar todos os documentos protocolados e tomar as devidas providências” afirmou Evandro Xavier, que ressaltou a transparência do IBAMA e pacto para futuras conversas.

“Conseguimos trazer os problemas que o mineroduto antes de ser construído já vem causando na vida das famílias e o risco ambiental, principalmente para segurança hídrica das comunidades atingidas e municípios pelo trajeto” afirmou Luiz Paulo, membro da Campanha Pelas Águas e Contra o Mineroduto da Ferrous. “Não tivemos um posicionamento final do IBAMA, continuaremos mobilizados a fim de garantir os direitos das famílias e segurança hídrica das comunidades afetadas” concluiu.

Membro da Campanha Pelas Águas e atingida pelo mineroduto, Rosilene Pires questiona a postura do IBAMA. “Queremos que o IBAMA nos atenda e realize o processo para anulação da licença prévia assim como, o cancelamento de todo o processo de licenciamento ambiental como já solicita a recomendação do Ministério Público Federal em setembro do ano passado, se a procuradoria já solicitou há tanto tempo porque o Instituto não atendeu até agora?” questiona a atingida.

Participaram do ato público representantes de comunidades atingidas pelo mineroduto nos municípios de Muriaé, Rosário de Limeira, Ervália, Coimbra, Viçosa, Paula Candido, Presidente Bernardes, Piranga e Conselheiro Lafaiete.    

Marcha Contra Mineroduto

Atingidas se mobilizando em frente ao IBAMA

Intervenção trazendo a tona a exploração dos trabalhadores pelo modelo de exploração mineral adotado pelo Estado de Minas
  
Atingidos exibindo faixas e cartazes ao IBAMA
Atingidos caminhando em direção ao IBAMA

Cartazes em frente ao IBAMA denunciando os malefícios do mineroduto
Atingidos concentrando para a manifestação

Cartazes fixados na sede do IBAMA




Nenhum comentário:

Postar um comentário