segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

PREFEITURA DE PAULA CÂNDIDO ENTRA NA LUTA CONTRA O MINERODUTO

Nesta última quarta feira (03) aconteceu em Paula Cândido (MG) o “Ato Popular em Defesa das Águas, da Terra e da Nossa Gente, Contra o Mineroduto da Ferrous”, que reuniu cerca de 150 participantes das comunidades rurais e urbanas e representantes dos municípios de Viçosa, Coimbra, Ervália e Presidente Bernardes.


Com gritos de ordem, manifestantes mandavam a Ferrous para longe

A intenção do ato foi denunciar as violações de direitos sofridas pelas comunidades atingidas e os profundos danos sociais e ambientais que o mineroduto da Ferrous poderá trazer à região, além de pressionar e garantir a oficialização do decreto assinado pela Prefeitura que revoga todos os atos administrativos concedidos à mineradora. A autorização do poder executivo ao mineroduto é um dos pré-requisitos para a obtenção da licença ambiental, e com o ato de revogação o processo de licenciamento pode ser anulado pelo IBAMA.

Os manifestantes se concentraram ao final da tarde em frente à Praça da Igreja Matriz e seguiram em uma grande marcha até a Câmara Municipal. O trajeto foi percorrido com muita animação, ao som de bateria, músicas, faixas, cartazes, gritos de ordem e falas dos atingidos expondo os descontentamentos com o empreendimento.  Como símbolo da luta pelas águas, os manifestantes estenderam uma grande onda azul, chamando a atenção de todos que passavam pelo local.

A onda azul tomou conta da cidade

Segundo Juliana Stelzer, coordenadora da Campanha Pelas Águas e Contra o Mineroduto da Ferrous, “essas mineradoras multinacionais, como a Ferrous, só estão interessadas em seus lucros! Saqueiam nossos minérios, nossas águas sem se preocupar com as comunidades, nem com a destruição ambiental!”. Ela também chamou a atenção para o momento de seca pelo qual Minas Gerais está passando, “não podemos brincar com a água! Cerca de 200 municípios decretaram estado de emergência por falta de água e ao mesmo tempo há oito projetos de minerodutos em tramitação no estado. A água que deveria suprir a demanda dos mineiros está sendo levada pelo cano junto com os nossos minérios pelas empresas estrangeiras”, exclamou.

Representantes das comunidades atingidas expuseram os sofrimentos e angústias que estão passando, com a possibilidade de terem que deixar suas terras e ver o lugar onde sempre viveram ser destruído. Moradores da cidade também se manifestaram, colocando os danos sociais para o município como um todo. O grupo de Congado de Airões, comunidade diretamente atingida, esteve presente e trouxe para a manifestação elementos da cultura popular local. E foi ao som do Congado que os manifestantes ocuparam a câmara municipal.

O presidente da Câmara, Everaldo da Conceição, abriu a sessão solene contextualizando o posicionamento assumido pela Câmara e Prefeitura e convidou para compor à mesa os vereadores da casa, bem como o prefeito Marcelo Rodrigues da Silva, o vereador de Viçosa e presidente da Comissão Parlamentar de Enfrentamento ao Mineroduto, Idelmino Ronivon, Rosilene Pires e Dona Carmelita, ambas membros da Campanha Pelas Águas e Contra o Mineroduto da Ferrous.

Mesa composta e plenária lotada pelos manifestantes
O vereador Idelmino parabenizou a postura da prefeitura e do legislativo e reforçou a importância do município de Paula Cândido se unir à Viçosa na luta contra a construção do mineroduto. “Precisamos unir, somar forças políticas e apoiar a população contra o mineroduto e a favor da preservação das nossas águas”. Ele sugeriu que se crie no município uma Comissão Parlamentar de Enfrentamento ao Mineroduto, a exemplo de Viçosa, e reafirmou que “o próximo passo é articular com os Legislativos dos outros municípios da região, para que o enfrentamento à empresa seja de caráter regional”.

Rosilene Pires fez um breve histórico da luta contra o mineroduto e destacou a importância do ato público em defesa da nossa água, nossa terra, nossa gente. “Esse mineroduto é uma tragédia anunciada. Basta olharmos a construção desse tipo de empreendimento em outras cidades de Minas Gerais, afetando as nascentes, aterrando córregos, ocasionado inchaço nas cidades, êxodo rural e invasão das áreas boas para o cultivo. Paula Cândido é um município agrícola, as famílias tiram o seu sustento do solo. Não queremos esse empreendimento em nosso município”, declarou. Ela salientou que “este ato é um marco histórico na cidade, e mostra a força da organização popular, pois só assim, unidos e organizados, poderemos derrotar este projeto”.
Dona Carmelita expôs como a empresa desrespeita os atingidos: “Eles chegam invadindo, desrespeitam os idosos e deixam as famílias angustiadas. O mineroduto não é um problema só meu, é um problema de todos nós, devemos nos unir e lutar contra esse mineroduto! Eu fui nascida naquele lugar, crescida ali e quero morrer naquele lugar!”.
Decreto de revogação e moção de repúdio ao mineroduto assinados pelas autoridades
O Prefeito de Paula Cândido, Marcelo Rodrigues, manifestou o seu apoio incondicional ao movimento da Campanha pelas Águas e Contra o Mineroduto, afirmando que, “o mineroduto não trará nenhum benefício para Paula Cândido! Não queremos isso para o nosso município. A decisão está tomada e lutarei até o fim para evitar essa tragédia!”.
Ao final das exposições, o prefeito assinou o decreto revogando todos os atos administrativos concedidos à mineradora Ferrous e a Câmara Municipal protocolou uma moção de repudio à passagem do mineroduto no município. Também participaram do ato o Secretário de Governo de Paula Cândido, José Vicente Sousa, e os vereadores de Viçosa, Marcos Nunes e Paulo Roberto Cabral.


População manda a mineradora Ferrous ir embora de Paula Cândido
A criançada esteve presente e agitou a onda azul

Manifestantes ocupam a Câmara Municipal com cartazes e gritos de ordem

Dona Carmelita, atingida pelo mineroduto, conta os abusos da mineradora

Concentração para o ato na praça da Igreja Matriz

Congado de Airões canta contra o mineroduto. É a cultura popular ameaçada por este empreendimento!

 Intervenção no encerramento do ato: o povo não aceita a água suja e as falácias da empresa e expulsa a Ferrous!


Nenhum comentário:

Postar um comentário