terça-feira, 20 de agosto de 2013

Campanha Pelas Águas promoverá debate sobre APA do São Bartolomeu

A conservação da microbacia do Ribeirão São Bartolomeu vem sendo alvo de muita discussão nos últimos tempos por se tratar da principal fonte hídrica do município de Viçosa. Esse importante curso d’água é sozinho responsável por todo o abastecimento da UFV e cerca de metade do abastecimento de água da cidade. Os frequentes alertas do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) quanto aos níveis de água do manancial e as sucessivas pausas no abastecimento tem tornado o debate ainda mais caloroso.
Nas últimas décadas a região tem sido bastante degradada pela ocupação irregular e pela pecuária. Além disso, a microbacia e, consequentemente, o abastecimento de água da cidade estão ameaçados pelo projeto de mineroduto da empresa Ferrous Resources, que planeja cortar a área. Segundo estudo da Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB) serão mais de 60 nascentes atingidas somente na área da bacia circunscrita nos limites do município de Viçosa. Isso demonstra a necessidade de urgência na tomada de ações por parte do poder público quanto ao uso e ocupação do solo visando a proteção das nascentes e a garantia da sobrevivência do manancial.


A APA do São Bartolomeu é uma reivindicação antiga de Viçosa, iniciada na década de 90, pelo movimento SOS São Bartolomeu. Infelizmente, a força política e econômica das construtoras e especuladores imobiliários têm forçado derrotas àqueles que lutam e sonham por uma cidade socialmente justa e ambientalmente responsável. Recentemente, o poder executivo enviou projeto de lei intentando a urbanização do Paraíso, projeto de lei este que causou muita polêmica e foi rejeitado pelos moradores da região.
Diante do cenário de ameaças a uma área de extrema importância para o presente e futuro do município é que se retoma o debate de criação de uma Área de Proteção Ambiental (APA) na microbacia. De acordo com Jean Carlos, gestor ambiental e membro da Campanha Pelas Águas e Contra o Mineroduto da Ferrous, “a APA é uma unidade de conservação que visa disciplinar o processo de ocupação em áreas estratégicas e assegurar assim, a sustentabilidade no uso dos bens naturais. Ela pode ser criada em esfera municipal, estadual ou federal.” Ainda segundo ele, a unidade de conservação também pode aumentar a arrecadação do município através do ICMS Ecológico.
            A mesa redonda tem por objetivo esclarecer o que é uma APA e quais as vantagens de sua implantação e contará com a contribuição do Professor Gumercindo Souza Lima (UFV), do Professor Rafael Bastos (UFV) e do presidente da Associação de Bairro do Paraíso Rosvaldo Ferreira. Terá inicio às 09h na Câmara Municipal de Viçosa.

A Campanha Pelas Águas e Contra o Mineroduto da Ferrous convoca toda a população viçosense a estar presente e discutir esse importante tema que é a defesa de nossas águas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário