domingo, 10 de março de 2013

Municípios atingidos por outros minerodutos sofrem com os rastros de destruição ambiental

           Já temos clareza de que os minerodutos não são formas sustentáveis de transportar minério de ferro. Mas as mineradoras insistem em implanta-los em nosso país. No empenho de saquear nossos minérios, empresas capitalistas multinacionais instalam diversos minerodutos em nosso estado e deixam rastros de destruição para o povo mineiro.
           É o caso dos municípios atingidos pelo mineroduto Minas-Rio, que está em fase de instalação e projeta conduzir minério de ferro de Conceição do Mato Dentro à São João da Barra (RJ). Por onde passa, a obra deixa impactos sociais gigantescos com a chegada do grande número de trabalhadores, como aumento de violência, uso de drogas, prostituição e natalidade.
          E os impactos ambientais que são tambem iminentes, veja nas fotos e no texto abaixo retirados do blog http://jornalocombatente.blogspot.com.br/2013/01/a-cidade-de-tombos-esta-ha-3-dias-com.html os impactos causados no abastecimento hídrico de cidades mineiras:

A CIDADE DE TOMBOS ESTÁ HÁ 3 DIAS COM PROBLEMAS NO ABASTECIMENTO DE ÁGUA. PROBLEMA ESSE QUE PODE TER SIDO OCASIONADO PELAS OBRAS DO MINERODUTO MINAS RIO DA ANGLO AMERICAN

Nesse local existe o ponto
de captação de água para a Cidade de Tombos.
Foto EOCOMBATENTE.COM.BR
Foto do local anteriormente
 à Construção do Mineroduto.
A Sede do Município de Tombos está sofrendo com a falta de água nos primeiros dias desse ano.
Um problema que pode ter sido causado em decorrência da construção do Mineroduto Minas Rio da Anglo American.

Assoreamento em manancial imprescindível para Tombos
Denunciamos, em 24/10/2013, o assoreamento causado por essa obra nesse trecho. Vejam a matéria: Obra do Mineroduto está assoreando o Ribeirão São João e poluindo a água que a população Tombense consome.
A água que abastece a população Tombense é captada abaixo do ponto acima citado. Além de que a tubulação que canaliza essa água, até a Estação de Tratamento de Água na Sede do Município, percorre um trecho de cerca de 5km. Tendo essa tubulação ficado entupida de terra. Causando com isso o desabastecimento de água na cidade.
Os responsáveis pelo SAAE já estão tomando as providências de desentupir a tubulação e normalizar o abastecimento de água. Porém o entupimento acontece em vários trechos e é muito grande o volume de resíduos a serem retirados. Que manualmente estão sendo retirados.
Com isso dá para se ter noção do grande dano ambiental causado por essa obra em todo o seu trecho de cerca de + de 500 km. Por onde passa está assoreando o leito de córregos, ribeirões e rios. Além de tubulações de abastecimento de água em cidades ao longo de seu trecho.
Cabe aos órgãos ambientais e fiscalizadores a tomada de medidas e providências para o reparo ao dano causado à população Tombense e às populações em todo o trecho da obra. 
Cobrando da empresa danosa a transparência real, não a fictícia divulgada, dos investimentos em compensações ambientais. Pois aos final dessa obra, os danos irreversíveis causados, ainda continuarão a trazerem danos à todo o ecossistema fluvial de ser entorno. 

População Tombense sofre com a passagem do mineroduto

Rios assoreados prejudicam o uso de água
          Diante dessas experiencias negativas de implantação de outros minerodutos e por entender que o povo brasileiro só tem a perder com esse modelo de exploração mineral, é que nós da Campanha Pelas Águas seguiremos firmes pela conquista do direito de dizer NÃO a esses empreendimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário