quarta-feira, 16 de julho de 2014

Oficina na Escola Estadual Santa Rita debate impactos do mineroduto

Entre os dias 14 e 15 de Julho, membros da Entidade Nacional de Estudantes de Biologia (ENEBIO) e do Levante Popular da Juventude, ambas entidades construtoras da Campanha pelas águas e contra o mineroduto da Ferrous, estiveram presente na Escola Estadual Santa Rita de Cássia para alertar a comunidade escolar sobre os impactos ambientais e sociais que podem vir a acontecer caso o empreendimento venha a ser construído na região.

Com cartazes para expor na escola, turma posa para foto!
                
Os membros da campanha debateram junto aos estudantes, sobre a atual situação de falta de água no município de Viçosa, devido ao longo período de estiagem e a baixa capacidade do rio São Bartolomeu para abastecer plenamente a população viçosense. Os bairros mais altos sofrem constantemente com a falta de água, principalmente durante os períodos de pouca chuva. O abastecimento de água do município se tornou um problema estrutural para a cidade. Caso o mineroduto seja construído a tendência é que a situação se torne insustentável. Por isso a articulação da campanha pelas águas segue alertando a população de Viçosa sobre os riscos relacionados à efetivação desse projeto.

                
Representação da situação da cidade, e se a Ferrous passar em?

Turma atenta assiste documentário
 Além de comprometer o abastecimento de água de Viçosa, o empreendimento tem um custo ambiental muito alto, em razão da quantidade significativa de áreas de nascentes que se encontram ao longo do percurso do mineroduto. Somente na bacia do São Bartolomeu serão trinta nascentes atingidas, segundo o relatório apresentado pela Associação de Geógrafos Brasileiros. Até o presente momento, a prefeitura de Viçosa não emitiu um posicionamento a respeito desse tema.


Militante da ENEBIO facilita a dicussão na sala de aula

Nenhum comentário:

Postar um comentário